segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feliz Natal/Newtonal/Kwanzaa/Festivus/Solstício/Karachub/Saturnália/Yalda/Yule/Dongzhi

É hora de celebrar!


Para muitos skeptics, essa é uma época complicada de explicar pros familiares que embora a gente compartilhe de provavelmente todos (excluindo talvez apenas "amar a Deus sobre todas as coisas") os ditos "valores Cristãos", não acreditamos na virgem Maria, na concepção imaculada, nos três reis magos e tal.
Mas gostamos desta época do ano, gostamos de estar perto da família, gostamos do Natal.
Muitos de nós nem se importam e ouvir os avós rezando e participar dos "rituais cristãos" associados, mesmo eles sendo, às vezes um tanto folclóricos demais.

Mas para não parecer sínico desejar "Feliz Natal", muitos tem optado por desejar muito mais do que somente Feliz Natal. Ao invés de apenas "boas festas" podemos desejar um excelente
Newtonal/Kwanzaa/Festivus/Solstício/Karachun/Saturnália/Yalda/Yule/Dongzhi/Natal a todos.

A Wikipedia contém informações sobre quase todas estas cada vez mais populares celebrações:
  • Newtonmas/Newtonal: aniversário de Isaac Newton, o gênio que revolucionou a Ciência e que é responsável pelo entendimento de boa parte do mundo moderno, como o conhecemos. Satélites, aviões, foguetes, carros se movimentam de acordo com as leis descritas por Isaac Newton. Muitos o consideram "o Salvador";
  • Kwanzaa, celebração afro-americana que se estende de 26 de Dezembro a 1o de Janeiro e propõe a valorização da comunidade, das crianças e da Vida. Nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Caribe já se pode enviar postais e desejar “Feliz Kwanzaa”, uma palavra que significa "o primeiro, no início" ou, ainda, "os primeiros frutos".
  • Festivus, celebração secular comemorada principalmente hoje, 23 de Dezembro, popularizada pela série de TV Seinfield. Inclui práticas como o "Airing de Grievances", em que cada pessoa informa aos outros as maneiras que elas o decepcionaram durante o ano, e após um jantar de Festivus, o "Feats of Strength" é realizado, o chefe de família põe sua força a prova contra uma pessoa de sua escolha. Muitas pessoas, influenciadas ou inspiradas por "Seinfeld", agora comemoram o Festivus, em diferentes graus de gravidade, seguindo as regras da série ou inventando suas próprias versões.
  • Solstício, evento astronômico que acontece duas vezes por ano quando o eixo da Terra está mais inclinado, fazendo com que a aparente posição do Sol antinja seus extremos. Esse ano, no hemisfério Sul, o Solstício de Verão foi comemorado no dia 21 de Dezembro às 17:47.
  • Karachun, celebração pagã eslava que coincide com o Solstício de inverno
  • Saturnalia, antiga festividade romana dedicada ao templo de Saturno e à mítica Idade de Ouro. Celebrada de 17 a 23 de Dezembro. As Saturnálias tinham início com grandes banquetes, sacrifícios e às vezes orgias; os participantes tinham o hábito de saudar-se com io Saturnalia, acompanhado por doações simbólicas. O "princeps" geralmente vestido com uma máscara engraçada e cores chamativas, dentre elas o vermelho (semelhanças com o Papai Noel não são totalmente ao acaso).
  • Yalda, festival iraniano que coincide com o Solstício de inverno
  • Yule, festival pagão alemão comemorado em 25 de Dezembro
  • Dongzhi, Festival pagão Chinês comemorado em 22 de Dezembro
  • Natal
Então é isso. Um lindo Newtonal/Kwanzaa/Festivus/Solstício/Karachun/Saturnália/Yalda/Yule/Dongzhi/Natal a todos! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário