sexta-feira, 24 de julho de 2009

Primeiro PoASitP

Primeiro PoASitP (Porto Alegre Skeptics in the Pub)

Aconteceu na última quarta-feira, dia 22 de Julho de 2009, às 20:00h no Shamrock Pub a primeira edição do PoASitP.

O nosso primeiro encontro, apesar de numericamente pequeno devido à algumas baixas de última hora, serviu para dar o pontapé inicial à Porto Alegre Skeptical Society (PASS) e definir pontos importantes em relação ao PoaSitP:

Além da leitura de trechos do “Demon Haunted World” e "The Varieties of Scientific Experiences - A personal view of the search for God" do Carl Sagan, "The God Delusion", do Richard Dawkins, "Letter to a Christian Nation", do Sam Harris e “God is not Great", do Christopher Hitchens tentamos responder às seguintes perguntas:
  • Vale a pena criar uma nova organização cética em Porto Alegre? (OBS: Todos os entrevistados responderam que sim).
  • Qual é o mal das religiões? E sobre o papel consolador da religião?
  • É possível oferecer ajuda (desvinculada de idéias religiosas) a outras pessoas?
  • Quais são os benefícios de abertamente promover o ceticismo?
  • Como superar o estigma de termos com conotação negativa? “Skeptic” é um termo melhor que "cético"?) Como "sair do armário"? E como desconstruir a idéia de que céticos e ateus são maus, pessimistas, secos, insensíveis, etc.
Também tivemos algumas "deliberações", a saber:
  • Criaremos um site (no estilo blog, por enquanto) da "Porto Alegre Skeptical Society"
    para publicação dos nossos objetivos, para tentar angariar novos membros e para servir de repositório para artigos, trechos de livros, citações, etc. (OBS: Versão inicial já está no ar)
  • Definiremos em breve as datas dos próximos encontros do PoASitP. Tentaremos concentrar os encontros em quartas-feiras, preferencialmente as últimas do mês e iremos publicar com antecedência os novos encontros no site. (OBS: ToDo);
  • Criaremos um mailgroup "poaskeptics" ou algo assim no GoogleGroups para facilitar o intercâmbio de informações. (OBS: ToDo)
  • Os encontros "Porto Alegre Skeptics in the Pub" (PoASitP) serão mensais e realizados uma vez em Inglês e outra em Português. A estrutura bilíngue é uma idéia de tentar explorar o fato de que aparentemente existe uma grande correlação entre ceticismo e inglês no grupo atual (100%) e unir o últil (aprender inglês) ao agradável (objetivos da PASS).
  • Os encontros serão preferencialmente (i)bastante informais, (ii) "lúdicos" e (iii) realizados em bares
  • Tentaremos definir um "tema" principal para cada encontro, baseado nas idéias mais polêmicas coletadas no questionário entregue no dia 22 e em sugestões dos membros, mas isto não impedirá de discutir qualquer coisa sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário